Atividades físicas que deixam os idosos mais felizes e saudáveis.

A atividade física sempre é recomendada em qualquer estágio da vida, seja na juventude ou na velhice, pela simples razão do benefício que ela nos traz, nos mantém em forma, saudáveis, e por consequência mais felizes. Com os idosos não é diferente, a prática de uma atividade física, respeitando os limites individuais do mesmo, traz mais segurança e autonomia para ele, seja numa academia comum ou numa Casa de Repouso. O exercício se torna um poderoso aliado no combate à depressão por exemplo.

As atividades físicas para idosos podem ser classificadas em 03 níveis as de Maior, Média e Menor (exigência corporal).

Vamos começar com as atividades mais intensas, e depois migramos para as mais suaves.

O JOGO DE TÊNIS

Além de proporcionar excelente atividade física para idosos fisicamente ativos, o tênis foi classificado como o treinamento mais seguro para combater o Covid-19 pelos médicos da Associação Médica do Texas, especializados em saúde pública, epidemiologia e doenças infecciosas.

Levando em consideração precauções como o uso de máscaras, especialistas produziram uma tabela listando atividades que expõem as pessoas a baixo, médio, e alto risco de contrair a Covid-19 em meio à pandemia.

Os critérios para avaliação incluíram se a atividade foi realizada em ambientes fechados ou ao ar livre; a proximidade de outras pessoas; a duração da exposição ao vírus; e a probabilidade de manter as precauções.

Segundo o estudo, o tênis é considerado o esporte mais seguro durante a pandemia e com menor risco de contaminação — 2 em 10. Uma das coisas que mantém os jogadores mais seguros, é a distância entre eles. Segundo a professora de educação física Vanuza Magalhães Campos, a distância entre os jogadores é de três a quatros metros no mínimo.

A professora afirma ainda que têm alunos de 03 a 85 anos, e garante que a prática do tênis, ê excelente para a coordenação motora, reforça a inteligência espacial, suporta a base cardiovascular e trabalha bem a força física.

A DANÇA NA TERCEIRA IDADE

A foto abaixo, explica bem porque a Dança ê uma das atividades prediletas pelos idosos

Idoso-Alegre-praticando-Dan-a.jpeg

As aulas de dança são normalmente alegres e animadas, com alto poder de socialização entre os pa

rticipantes, além de trabalhar a parte motora e cardiovascular do idoso, a música também aciona áreas no cérebro, que melhoram o poder de cognição e ajuda no combate à depressão. É uma atividade bem comum em Casas de Repouso, os hóspedes se divertem bastante.

A CAMINHADA

A caminhada é bem democrática, é uma das atividades físicas mais comuns entre os idosos por sua praticidade: pode ser praticada por quase todos, em praticamente qualquer região, em qualquer época do ano. Uma caminhada de 30 minutos é um bom exercício para idosos com força física limitada. Se feito ao ar livre, caminhar ajuda a relaxar, socializar e até contar como banho de sol (se os idosos usarem roupas curtas para permitir que o corpo receba a luz do sol diretamente na pele).

Um calçado apropriado, é recomendável, desde que se observe as limitações física de cada um, c

omo, fascite plantar, ou doenças que causam deformações ósseas nos pés.

A NATAÇÃO

A natação é considerada por muitos o melhor exercício para a manutenção da capacidade pulmonar e, além dos benefícios cardiovasculares e respiratórios, a natação tem a vantagem de causar menos impacto nas articulações.

Momentos à beira da piscina também são ótimos para introspecção. Os praticantes passam muito tempo consigo mesmos sem distrações externas, como música animada, raramente apreciada por adultos idosos e bem comum em academias.

Atenção especial deve ser dada às áreas próximas à piscinas e banheiros, pois a água parada no chão pode causar quedas. Da mesma forma, as piscinas devem ser preferencialmente cobertas, para evitar que resfriados temporários aumentem o risco de doenças pulmonares, como

pneumonia, especialmente no inverno.

A HIDROGINÁSTICA

É uma ótima opção para quem não pode, ou não consegue manter o ritmo necessário para o treino de natação, e engana-se quem acredita que a hidroginástica é apenas uma das atividades físicas mais leves para os idosos.

A hidroginástica pode ser um ótimo exercício se feita na intensidade adequada com a orientação de um especialista, e também ajuda na socialização, já que as aulas costumam ser feitas em grupo.

Tem as mesmas vantagens para as articulações que a natação, exceto que permite trabalhar grupos musculares específicos. O mesmo cuidado deve ser feito ao nadar para reduzir o risco de quedas e resfriamento súbito após o exercício, sempre bom manter-se aquecido após a atividade, sempre respeitando a distância adequada durante a pandemia de Covid-19.

O PILATES E A ACADEMIA

A grande vantagem destas atividades físicas, é que elas se moldam às necessidades específicas de cada idoso, sem sobrecarregá-lo, pois o treino é customizado para ele. As Casas de Repouso costumam oferecer estas atividades para os seus hóspedes, cercado de cuidados e com uma equipe de instrutores especializados.

Explora ao máximo os alongamentos, excelente para a preservação muscular e das ar

ticulações, e trabalha bem o corpo através dos exercícios com isometria e de força.

Esporte é Saúde, é Vida!

Pratique Esporte!

.

Feito com em Itália

©2023 SSSENIOR.COM SRL

via cartesio 2, 20124 milano (MI)

P.Iva 11394990961