Idosos e realidade virtual: Estudo destaca un impacto positivo

IDOSOS COM DEMENCIA E REALIDADE VIRTUAL.jpeg

A realidade virtual oferece um apoio valioso aos idosos afetados pela demência, permitindo-lhes mergulhar em ambientes "naturais" e relaxantes por meio do uso de óculos 3D. Um estudo conduzido por Susanna Pardini, doutoranda na unidade de pesquisa Digital Health Research do Centro de Saúde Digital e Bem-Estar da Fundação Bruno Kessler de Trento na Italia, destacou como esse método tem um impacto positivo na promoção do relaxamento e das emoções positivas em idosos com declínio cognitivo. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Scientific Reports.

O envolvimento de 23 idosos residentes em uma casa de repouso em Trento permitiu avaliar a eficácia da realidade virtual sem causar eventos adversos associados ao uso dos óculos 3D. "Conduzimos o estudo para verificar se a exposição à realidade virtual poderia ter efeitos negativos nos idosos com declínio cognitivo e se esse procedimento experimental poderia justificar mais investigações clínicas e estatísticas. Os resultados obtidos foram satisfatórios e consistentes com pesquisas anteriores. Com base nesses resultados, desenvolvemos um novo protocolo de pesquisa para submeter à aprovação do Comitê de Ética da Empresa de Saúde Provincial", comentou Susanna Pardini.

O próximo passo do estudo visa explorar os efeitos da realidade virtual no manejo dos comportamentos reativos típicos das pessoas com demência. Oscar Mayora, responsável pela Unidade de Pesquisa Digital Health Research da Fundação Kessler, destacou: "Esses estudos podem abrir caminho para futuros tratamentos digitais. Na Fundação, estamos explorando o potencial da realidade virtual na área da saúde, incluindo contextos como cuidados paliativos, manejo da dor e terapias para o autismo, nos quais já iniciamos projetos específicos".

.

Feito com em Itália

©2023 SSSENIOR.COM SRL

via cartesio 2, 20124 milano (MI)

P.Iva 11394990961